• Equipe do Painel

Quantas geladeiras você tem na sua casa?


Essa e outras perguntas fazem parte do questionário de classificação de classe social Critério Brasil

Muitas vezes quando recebemos um convite para uma pesquisa, temos que responder perguntas de classificação socio-econômica. Essas perguntas são chamadas de Critério Brasil, que é um padrão estabelecido pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep) e adotado por empresas do setor de pesquisas de mercado para classificar as pessoas em estratos sociais.

Na formulação inicial do critério, foram consideradas 35 variáveis para estimar a renda mensal das famílias brasileiras. Entre as variáveis estão a posse de bens duráveis, residência e oferta de serviços públicos, nível de escolaridade, entre outros.

Economicismo e a verdade da vida

O conceito de classe social é bastante complexo e sabemos que apenas dados financeiros ou de consumo não resumem a complexidade da vida das pessoas. Ainda mais no Brasil, considerado por critérios unicamente economicistas como a sétima maior economia do mundo, sabemos que dos dados puramente econômicos não correspondem ao dia-a-dia da maioria da população.

Embora seja difícil obter uma resposta confiável ou precisa para entrevistados de alguns segmentos, estes critérios são adotados para funcionar como estatística coletiva, mas não necessariamente vão descrever corretamente a vida individual das pessoas.

Por que temos que responder essas perguntas

Uma queixa de nossos Membros é justamente referente às perguntas de qualificação para a pesquisa referentes ao Critério Brasil, principalmente quando o Membro tem que responder várias vezes a mesma questão. Por um lado o cliente não tem acesso a nosso banco de dados, por isso ele precisa enquadrar as pessoas para encontrar os perfis. Por outro, muitas pessoas não preenchem os dados do perfil, por isso o melhor é sempre deixar seu perfil preenchido e atualizado para que as pesquisas estejam de acordo com seus gostos e hábitos de consumo.

O que acontece é que quando você não faz parte do público alvo de um estudo, nós procuramos outras pesquisa que se enquadrem no seu perfil, ou seja, é um outro cliente querendo entender qual sua classe social para ter uma amostragem diversa da população. Nas pesquisas externas isso é muito comum e pode se repetir algumas vezes (sorry!). A boa noticia é que quando a

realizar pesquisas internas, tentamos fazer a triagem da melhor forma para evitar que você tenha que responder essas perguntas.

Mantenha seu perfil atualizado e nós prometemos continuar trabalhando para melhorar nossos serviços. Em breve teremos muitas novidades no Painel.

Um abraço,

Equipe Painel BAP

contato@painelbap.com.br


0 visualização

Siga-nos nas redes sociais!

 

  • Doorbell no LinkedIn
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

OpinionApp

Baixe o aplicativo e participe de pesquisas

remuneradas pelo smartphone

Opinion App Apple
Opinion App Android

Painel BAP

CEP 01317-000 - Bela Vista - São Paulo
contato@painelbap.com.br

© 2018 by Doorbell Ventures

CNPJ 23.798.753/0001-90

 

Transformamos 

ideias em negócios.

Uma startup preta

Pesquisas online quantitativas e qualitativas. Produção e análise de dados para estratégias de inteligência de mercado

Saiba mais

Markeplace de recompensas

afro multi culturais