Painel BAP na GloboNews
De acordo com levantamento feito pelo Sebrae, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), 50% dos donos de negócio são afrodescendentes. A comunidade negra é uma potência criativa em ebulição e cada vez mais mais profissionais entram no mundo dos negócios para atender este público que representa mais de 100 milhões de brasileiros e movimenta 1.5 trilhões de reais por ano.
Uma das características do afronegócio é a proposta de engajamento através da ideologia de transformação social e desenvolvimento comunitário. Se o empreendedorismo historicamente é uma forma de sobrevivência para afrodescendentes, se torna protagonista da transformação do mercado e democratização dos meios de produção e reparação histórica. E isso é bom para todo mundo.
Conheça as empresas que fazem parte do ecossistema de negócios pretos de impacto social
Movimento Black Money Brasil
Trata-se de uma série de esforços, alianças e ações organizadas para o desenvolvimento econômico da comunidade afrodescendente. Segundo Nina Silva, Presidente do MBMB, se houver um aumento de 1% da renda per-capita dos afrodescendentes, haverá uma transformação em toda a cadeia econômica brasileira. Saiba mais
Feira Preta Adriana Barbosa é mais do que uma empresária. É uma ancestral a quem devemos gratidão por ter pavimentado o caminho para todos os afroempreendores. A Feira Preta é o maior evento de cultura afrodescendente da América Latina e movimenta milhões de reais em suas edições. Saiba mais.
Diaspora.black
É a primeira rede de anfitriões e viajantes afrobrasileira. A plataforma está presente em 15 países, 70 cidades e propõe uma nova forma de turismo cultural e inclusivo. Carlos Humberto da Silva Filho, um dos fundadores, fala sobre conexões culturais e turismo de experiência preta. Saiba mais.
Clube da Preta
O Clube Preta é uma clube de consumo criado especialmente para pessoas que querem adquirir produtos afro. Bruno Brigida e Debora da Luz contam como realizaram uma conexão entre cultura e consumo ao criarem esta assinatura de beleza e experiência.
Painel BAP, o primeiro painel de consumidores afrobrasileiro
Entrevistada pelo jornalista João Mostacada, a fundadora do Painel BAP Luanna Teofillo falou sobre o início do Painel e os desafios de ser uma afroempreendedora no mercado brasileiro.
O programa fala também sobre a African Restaurant Week em Nova York e no final rolou até uma dica da Luanna que é muito importante para qualquer empreendedor e parte da cultura corporativa do Painel BAP.
Este programa já é mais um documento histórico do nosso tempo e o registro do legado da nossa luta e força criativa transformadora para nossos descendentes em honra a todos os nossos antepassados.
Clique aqui para ver o programa completo.
Equipe Painel BAP