Como aumentar a presença digital do seu negócio
O corona vírus certamente é um fato histórico que mudou e mudará as nossas vidas para sempre. E para os 52 milhões de brasileiro que possuem pequenas empresas ou são profissionais liberais, não seria diferente. É preciso se readaptar a um mundo onde os contatos pessoais serão mais limitados e a presença online essencial para alcançar novos clientes.
Por vários motivos muitos empreendedores não estavam preparados para esta mudança, apesar da internet já existir há muito tempo e o comércio virtual ser uma realidade, por questões estruturais, culturais e financeiras, muitos não aproveitam todo o potencial da rede para impulsionar o seu negócio.
Confira sete dicas para aumentar a presença digital do seu negócio.
1 - Não tenha medo da tecnologia
A tecnologia existe para melhorar as nossas vidas e vai muto além da comunicação e do entretenimento. Estude, pesquise, leia, use a seu favor tanto para sua vida pessoal quanto profissional. Isso pode ser transformador.
2 - Coloque sua marca ou negócio na rede
Para que seu negócio exista na rede é preciso que você anuncie e publique seus produtos e serviços no máximo de plataformas possíveis. E o bom é que muitas dessas ferramentas são gratuitas (veja abaixo). O importante é investir tempo e criatividade para mesmo à distância estabelecer uma conexão com as pessoas.
3 - Esteja sempre conectado com as novidades
A velocidade da internet é impressionante. Cada dia que passa surgem novidades, técnicas, produtos novos. Esteja sempre conectado e pronto para não perder nenhuma oportunidade de impulsionar seu negócio.
4 - Separe a pessoa física da pessoa jurídica
Tente separar o máximo sua vida pessoal do seu trabalho. Você só vai aumentar seu alcance quando as pessoas conhecerem seu negócio sem necessariamente saberem quem é você. Crie contas separadas nas redes sociais para interagir com seus amigos e seus clientes. No celular, utilize o Whatsapp Business para atender o público de forma profissional sem misturar com seus contatos pessoais.
5 - Use as ferramentas gratuitas disponíveis
Existem uma série de ferramentas gratuitas onde você pode ter uma presença digital. É preciso esforço e consistência porque na internet leva tempo para gerar engajamento e converter em negócios, mas vale a pena. Whatsapp, Facebook, Instagram são o básico. Conheça outras plataformas onde você pode anunciar seus produtos gratuitamente:
Google My Business - Apareça nas buscas e no mapa do Google
OLX - Crie um anúncio no maior site de classificados do Brasil
Mercado Livre - Maior comunidade de compra e venda da América Latina
Mercado Azul do Sebrae - Serviço de divulgação de produtos e serviços do Sebrae
6 - Aplicativos de entrega
Aplicativos como iFood, Uber Eats e Rappi são opções que podem aumentar e muito suas vendas ainda mais quando as pessoas não podem se locomover e hoje, eles vendem muito mais do que comida, entregam outros produtos também. E não se esqueça de contar as embalagens e as taxas desses serviços nos preços cobrados.
7 - Seja estratégico
Além do seu trabalho, o planejamento do seu negócio e a divulgação da sua marca devem fazer parte das suas atividades diárias. Saiba precificar seu produto, tenha um plano de negócio e uma visão clara dos seus objetivos.
Agora não se esqueça de caprichar no anúncio e descrição do produtos, tirar boas fotos, colocar o link para suas redes sociais e o seu contato para que o cliente possa te encontrar e boa sorte!
Comments