top of page

Painel BAP apoia evento da cultura Ballroom




Na semana da diversidade o Painel BAP se juntou ao Coletivo Amem e apoiou a Pajuball. “Paju” de Pajubá; “Ball” de Ballroom, a Pajuball sob o olhar dos curadores Flip Couto e Félix Pimenta, trouxe o diálogo de duas linguagens criadas pela comunidade preta LGBTQIAP+ para transmitir mensagens carregadas de narrativas que fogem da norma, gerando fortalecimento comunitário e transmissão de conhecimento.


Pela primeira vez após a pandemia, o evento sob o tema "O Amor é a Mensagem", inspirado na música "Love is The Message" do grupo MFSB, um dos sons mais icônicos da disco, hino da comunidade Ballroom e que também inspirou o episódio 1x06 da série "Pose" dirigido por Janet Mock (primeira mulher trans negra contratada como roteirista para uma série de TV na história) disseminando a Cultura Ballroom no mundo pop.


O evento aconteceu na Fabrique Club e contou com 12 categorias com temas diversos e a musicalidade ficou por conta do Dj: Kaim Escada


E o que é essa cultura?


Ballroom é mais que festa ou dança, é um movimento político e artístico que traz em sua essência possibilidades de performances baseada em identidades de gênero, raça e sexualidade. A história da Cultura Ballroom remete às drag balls (bailes drags) que aconteciam desde o início do século XIX (1842-18690).


A Comunidade Ballroom, com a estrutura que conhecemos hoje, surge no final da década de 1960-1970 e um marco desse momento pode ser visto no documentário The Queen (1968), em que Crystal LaBeija, não aceita ter perdido o concurso de beleza de drag queens para pessoas brancas, e resolve se manifestar. Ela criou então a House of LaBeija, primeira com esse formato, inaugurando esse espaço tão fundamental que são as houses.


E a Ball (baile) é o grande momento onde as Houses (casas) da comunidade Ballroom se encontram para se desafiarem a partir da performatividade no formato de concurso/batalha divididas em diferentes categorias servindo beleza, realidades e dança criadas por corpos não hegemônicos incluindo a dança/performance “Vogue”, elemento de grande visibilidade que atraiu olhares de diversos lugares para essa cultura revolucionária.

Conheça mais em no Instagram:@festaamem |@pajuball

bottom of page