Privacidade na internet
Muita gente pensa que a internet é terra de ninguém, que não é possível ter privacidade, que seus dados estão a deus dará, mas na verdade não é bem assim. Diversas medidas são tomadas todos os dias para proteger seus dados por parte do Estado e das empresas, que tem o dever de agir com boa-fé e garantir sua segurança.
Numa sociedade cada vez mais conectada, é necessário que haja regulamentação sobre o assunto, principalmente quando se trata da captação de dados pessoais. Por conta disso, foi criada, em 2018, a LGPD – sigla para Lei Geral de Proteção de Dados ,que é um copilado de leis, regras e boas-práticas para a proteção e contra o mal uso de de dados na internet.
Grande parte das empresas e comércios recebem dados dos seus clientes. Desde informações ditas banais como nome e email, até dados mais sensíveis, como número de cartão de crédito e endereço.
Dados identificáveis e não identificáveis
Os dados pessoais de uma pessoa podem ser classificados de duas maneiras:
Dados identificáveis: dados que individualizam uma pessoa como nome, data de nascimento, número de documentos,etc. Estes dados, a princípio simples, podem se tornas sensíveis quando combinados com dados de pagamento por exemplo.
Dados não-identificáveis: são dados do perfil da pessoa que não a individualizam. No Painel BAP trabalhamos com dados não-identificáveis. Tudo o que é preenchido nos questionários forma um perfil genérico, por exemplo: mulher de 18 a 25 anos que consome determinado produto ou homem de 30 a 45 anos que vivem em apartamento e tem interesse em comprar carro novo.
Nós respeitamos e cuidamos dos seus dados de acordo com a LGPD e as regras internacionais da Esomar.
Muitas vezes, cedemos nossas informações sem nenhum cuidado, até para empresas que nunca ouvimos falar antes. Ainda assim, nos surpreendemos quando recebemos notícias como o megavazamento de dados de mais de 223 milhões de brasileiros, que ocorreu no início deste ano.
A LGPD foi criada para garantir que as informações compartilhadas por qualquer indivíduo sejam protegidas. Em diversos países já existe essa regulamentação. A União Europeia, por exemplo, possui uma lei similar desde 2018, que serviu de inspiração para a regulamentação brasileira.
A LGPD permite que o indivíduo solicite o apagamento de suas informações de qualquer site, inclusive o Painel BAP. Caso não queira mais participar de pesquisas online remuneradas e não queira mais seus dados na plataforma, basta ir até seu perfil fazendo login com email e senha e cancelar sua conta. Companhias que infringirem a lei poderão ser advertidas ou receber multa de até 2% do faturamento, limitada e outras punições.
Três dicas para afroempreendedores protegerem e respeitarem os dados de seus clientes:
1. Não comprar listas de dados e emails. Ter um grande mailing é complexo e demorado, mas você deve construir sua lista de clientes gerando uma relação de confiança e entrega de valor.
2. Peça autorização para usar os dados dos seus clientes e não use para algo diverso do que foi acordado.
3. Não utilize dados para outras finalidades. Se seu cliente passou o telefone para contato sobre uma compra, não utilize para vender outro produto caso ele não tenha autorizado.
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